Carregando...
Carregando...

06 Dicas para você lidar melhor com os seus problemas e voltar "a respirar"

Publicado em: 07/06/2017


06 Dicas para você lidar melhor com os seus problemas e voltar 'a respirar'

Sabe aqueles momentos da vida em que uma situação problemática bate na sua porta e te deixa sem saber o que fazer? E com isso você começa a se sentir desgostoso, frustrado e quando se dá conta tudo virou de cabeça para baixo e saiu do controle? Quem nunca viveu isso não é mesmo?

Eu não posso oferecer uma receita que vai resolver os seus problemas, isso não existe! Mas vou compartilhar com você algumas dicas que podem te ajudar a “voltar a respirar” e ter condições de colocar as coisas nos eixos novamente. Vamos lá?

1. Ninguém se torna um cisne impunemente - Frase de Boris Cyrulnik

Seria fantástico se nós conseguíssemos crescer só a partir de experiências alegres não é mesmo? Mas a realidade é que boa parte do nosso desenvolvimento enquanto seres humanos acontece por meio das adversidades.

Todas as situações que vivemos estão repletas de lições a serem aprendidas e nós precisamos estar abertos a isso. Se tornar um “cisne” pode doer, mas os aprendizados que esse processo vai te dar são valiosos. Fique atento a eles! Transforme “a merda em adubo”.

2. É muito fácil ser bom quando está tudo bem - Frase de Glória Pires

Uma das lições que aprendi com a vida é que uma das maneiras mais rápidas de nós nos conhecermos verdadeiramente é quando passamos por situações difíceis, pois são nesses momentos de prova de fogo que vemos se somos realmente pacientes, amáveis, gentis e tudo o mais que acreditamos ser. Quanto mais você se conhecer menores serão a intensidade e a frequência com que reações negativas aparecerão sem que possa controlar, como explosões e até crises de choro repentinas. Busque olhar para você e saber quem é na sua essência, assim entenderá melhor seus sentimentos e pensamentos. Afinal, não se controla aquilo que não se conhece.

3. É possível morrer mais de uma vez na vida - Frase de Coco Chanel

Se você já suportou muito e hoje sente como se estivesse morrendo por dentro, está mais do que na hora de buscar ajuda. Sei que muitas vezes nem isso dá vontade de fazer, mas acredite, você deve isso a você! Afinal, você já lutou muito para se “deixar morrer na praia”. Procure ajuda de um profissional que confie e se identifique, tenho a certeza de que em um futuro breve você se agradecerá por isso.

4. As pessoas que, mais tarde, se tornaram resilientes foram as que no momento do maior desespero se deram o direito de dar - Frase de Boris Cyrulnik

Em muitos momentos difíceis, nós tendemos a nos concentrar inteiramente neles. Chegamos até a nos fechar em nosso mundo sem olhar ao nosso redor. Se você já fez isso e não adiantou nada, tente mudar a estratégia. Saia um pouco de dentro de você, vai respirar, faça algo útil por outra pessoa. Pesquisas apontam que quando ajudamos alguém o sistema de recompensa do cérebro é ativado e libera uma carga de dopamina, substância ligada à sensação de bem-estar.

As possibilidades de ajudar uma pessoa são infinitas, com certeza você achará algo que te agrade, seja no seu bairro, na sua casa ou pesquisando na internet.

5. A causa da derrota não está nos obstáculos ou no rigor das circunstâncias, está na falta de determinação e desistência da própria pessoa - Frase de Buda

Algumas pessoas confundem determinação com impulsividade, elas saem combatendo o problema sem medir suas forças e sem raciocinar, até cansarem. Aí elas se convencem que não era possível e desistem.

Você precisa resolver um problema? A primeira coisa é respeitar o modo como você funciona. Tem gente que funciona bem quando é pilhado e tem gente que não, por isso você precisa se conhecer e usar isso como arma para ter mais folego na batalha contra esse problema que está enfrentando. Se precisar parar por alguns instantes, pare e respire! Se precisar chorar para tirar o peso do coração, chore! O importante é caminhar de um jeito que funcione para você, só assim terá forças para seguir até onde precisar.

6. O tempo não coloca as coisas no lugar, mas acalma a tempestade para que façamos isso - Frase de Amanda Oliveira

Quem nunca ouviu alguém dizer que o tempo cura tudo? Você já experimentou deixar um problema de lado e esperar o tempo curar e resolver, sem que você precisasse fazer nada para isso? Sugiro nem tentar!

Nossos problemas não são o que acontece em nossas vidas, são os efeitos que os fatos causam em nós, tanto que o ser humano tenta eliminar somente aquilo que incomoda, que é prejudicial de alguma forma. Então nossas lutas são contra as consequências e é nelas que precisamos focar.

Se você ignorar o que precisa resolver esperando o tempo fazer isso por você, poderá se deparar com algo bem maior depois. O que o tempo pode fazer por nós é “acalmar a tempestade” para que você possa processar melhor as coisas e tomar melhores decisões. Por isso, evite decidir algo importante no calor da emoção e nem ignore o que precisa ser feito. Não tire de você a parcela de responsabilidade que lhe cabe.

Gostou? Comente, compartilhe e curta a minha página no Facebook. Lá você vai encontrar vários materiais sobre resiliência.

Acesse: https://www.facebook.com/idhvoceemacao

Amanda Oliveira - Master Coach de Resiliência / Head Trainer

Faça Parte

Que tal receber informações e dicas para acelerar seus resultados na carreira, na sua equipe, nas metas ou nos negócios? Para isso, basta informar o seu nome, o seu e-mail e aproveitar!

Newsletter